• kenburns1
    O Armazém Guimarães
  • kenburns1
    O Armazém Guimarães

Restaurante, conhecido pelas pizzas, agora aposta também em novos pratos para atender outros segmentos de público, sobretudo no horário do almoço.

O ano é 1994. Os irmãos e empreendedores Leopoldo, André e Breno Gama inauguram a primeira unidade do Armazém Guimarães em Maceió, cidade onde os três nasceram e cresceram. Anos mais tarde, o que surgiu como uma pizzaria de forno a lenha iria se tornar uma das maiores referências da região em gastronomia italiana, inclusive, expandindo-se para o Recife dez anos depois.

Reconhecida como a melhor pizzaria de Maceió por diversas vezes seguidas, o caminho rumo ao Recife aconteceu de forma natural, principalmente por causa do efervescente cenário gastronômico da capital pernambucana. Assim, em 2004, os irmãos inauguraram a primeira loja do Armazém Guimarães fora de Alagoas, no bairro de Boa Viagem, ponto de referência em termos de boa culinária.

O boca a boca logo tornou o restaurante o point de quem curtia comer uma tradicional pizza assada no forno a lenha. Nos fins de semana o movimento aumentava consideravelmente, tanto no próprio restaurante como nos pedidos via delivery. Mas os irmãos queriam mais. A oportunidade surgiu em 2012, com a decisão de transferir a operação para o novo centro de compras da cidade, o Shopping RioMar.

Por tradição, o brasileiro costuma reservar o jantar para comer pizza. O almoço, portanto, precisava de outro atrativo. Assim, o Armazém Guimarães do RioMar transformou-se em uma verdadeira “trattoria”, assimilando não só outros elementos da gastronomia italiana, mas incorporando tanto o perfil de um restaurante para se levar a família e comer uma boa massa acompanhada de um belo vinho como um lugar para se realizar um almoço de negócios.

O cardápio passa a oferecer uma cozinha italiana contemporânea com opções de massas (como espaguete, nhoque, fettuccine, ravióli, entre outros), além de pratos com carne, frango, peixe, camarão e cordeiro. Uma diversificada carta de vinhos também foi incorporada ao menu. A nova casa também é maior em relação à de Boa Viagem e agora comporta 160 clientes atendidos simultaneamente. Os novos funcionários foram treinados em Maceió, na loja original, para incorporar verdadeiramente o espírito do Armazém Guimarães.

Mas, mesmo sendo essa a primeira loja em um shopping center e ainda tendo de envergar essa nova personalidade, muito do bom e velho Armazém Guimarães permanece. A decoração continua a exibir fotos antigas da capital pernambucana, placas de ruas e de praças, mobiliário antigo que remonta à época dos bisavôs dos proprietários, entre outros detalhes que visam proporcionar aos clientes um es- paço agradável, informal e convidativo a momentos de lazer e prazer à mesa.

Ah, uma curiosidade sobre o nome. O bairro do Jaraguá́ e seus armazé́ns de açúcar foram os principais ícones da economia alagoana nas décadas de 10 e 20. Foi nesse cenário que viveram Carlito Cansação Guimarães, Nadir Lins Guimarães e Breno Cansanção Guimarães, respectivamente avô, avó e tio maternos dos irmãos Gama.

Portanto, batizar o restaurante de Armazém Guimarães significa resgatar a época e a vida dos homenageados. De lá para cá, já são cinco gerações de Guimarães a ajudar a construir um pouco da história de Alagoas e de Pernambuco, desde os pais dos homenageados até os filhos dos proprietários.



Facebook